Códigos GTIN

O que você precisa saber sobre o GTIN

Postado por: Admin

Para vender seus produtos nas lojas, você provavelmente precisará comprar códigos de barras que identifiquem individualmente cada produto. Isso permite que seus produtos sejam digitalizados no ponto de venda e para que a loja acompanhe os níveis de estoque. À medida que novos tipos de produtos chegam ao mercado, novos padrões e métodos são desenvolvidos para assegurar que as combinações e formatos de números exclusivos sejam organizados ou criados continuamente. Por isso que existem tantos tipos diferentes de identificadores de produtos disponíveis para uso no comércio.

O que é um número GTIN?

O Global Trade Item Number (GTIN) é a família de estruturas de dados (formatos de código de barras) que são mais comumente utilizados internacionalmente. Se você deseja comprar códigos de barras para seus itens, você provavelmente quer comprar um tipo de número GTIN. Primeiro, vamos aprender um pouco mais sobre a família de identificadores GTIN.

Os números GTIN incluem vários formatos diferentes

GTIN é um termo abrangente, esta família de códigos inclui: GTIN-12 (UPC), GTIN-13 (EAN-13), GTIN-14 (EAN / UCC-128 ou ITF-14) e GTIN-8 (EAN- 8). A forma original de código de barras era o UPC (Universal Product Code). Como o sistema UPC foi destinado apenas para uso na América do Norte, o EAN (número de artigo europeu) foi desenvolvido para permitir que os revendedores no exterior vendessem seus produtos. Hoje, a maioria dos varejistas aceita os dois identificadores.

Infográfico

Os números do GTIN têm 14 dígitos

Os números GTIN têm 14 dígitos, em muitos casos, os códigos mais curtos (como UPC e EAN) são "preenchidos" adicionando zeros no lado esquerdo do código de barras, totalizando assim 14 dígitos.

Os números do GTIN são licenciados quando adquiridos pela GS1

Você está procurando códigos de barras para comprar ou licenciá-los? Todos os números de código de barras (GTIN) são originários do GS1, anteriormente conhecido como o UCC. Embora, desde 2002, a GS1 não venda mais o GTIN, eles os licenciam diretamente aos consumidores. Note que eles apenas licenciam códigos de barras em massa. Isso significa que, se você tiver um único produto e obtenha seus códigos de barras da GS1, você precisará licenciar um mínimo de 10 códigos de barras, com um custo mínimo de uns R$900,00. A partir daí, você precisará pagar uma taxa de renovação anual ou perderá seu direito de usar o código.